HIPERTIREOIDISMO SUBCLÍNICO DEVE SER ACOMPANHADO

PESO IDEAL É SAUDÁVEL

7 de novembro de 2011

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: A OSTEOPOROSE, SUAS CONSEQUÊNCIAS E SUAS COMPLICAÇÕES PARA A SAÚDE. É TAMBÉM UM GRANDE PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA.

A osteoporose é uma condição caracterizada por uma diminuição na densidade mineral óssea, diminuindo sua força e resultando em ossos frágeis. A osteoporose literalmente leva a ossos anormalmente porosos, que é compressível, como uma esponja. Este distúrbio do esqueleto enfraquece os ossos e podem ocorrer fraturas freqüentes nos ossos como consequência. A osteopenia é uma condição do osso que é um pouco menos denso do que o osso normal, mas não com o grau de densidade do osso na osteoporose. O osso normal é composto de proteína, colágeno e cálcio, que dão a sua força óssea. Os ossos que são afetados por osteoporose podem sofrer fratura com lesão relativamente menor do que a que normalmente não causaria fratura de um osso normal. A fratura pode ser tanto na forma de fissuras (como em uma fratura de quadril) ou colapso (como em uma fratura de compressão das vértebras da coluna vertebral). A coluna, o quadril, as costelas, e os pulsos são áreas comuns de fraturas ósseas por osteoporose, embora fraturas relacionadas à osteoporose podem ocorrer em quase qualquer osso do esqueleto.
A osteoporose pode estar presente sem qualquer sintoma durante décadas porque a osteoporose não causa sintomas até que ocorra a fratura óssea. Além disso, algumas fraturas osteoporóticas podem escapar por anos, enquanto elas não causam sintomas. Portanto, os pacientes podem não estar cientes da sua osteoporose até sofrer uma fratura dolorosa. O sintoma associado com fraturas osteoporóticas normalmente é a dor, a localização da dor depende da localização da fratura. Os sintomas da osteoporose nos homens são semelhantes aos sintomas da osteoporose em mulheres. Fraturas da coluna vertebral (vértebras) podem causar graves dor em faixa, dor que irradia da parte de trás para os lados do corpo. Ao longo dos anos, repetidas fraturas da coluna vertebral podem levar a dor crônica nas costas , bem como perda de altura e/ou curvatura da coluna vertebral devido ao colapso das vértebras.
O colapso confere às pessoas uma aparência de corcunda da parte superior das costas, muitas vezes chamada de "corcunda ", porque geralmente é vista em mulheres idosas. A fratura que ocorre durante o curso da atividade normal é chamado de um trauma mínimo, ou fratura por estresse. Por exemplo, alguns pacientes com osteoporose desenvolvem fraturas por estresse do pé, enquanto caminham ou pisam fora de uma calçada. As fraturas de quadril podem ocorrer tipicamente como resultado de uma queda.Com osteoporose, fraturas de quadril podem ocorrer como resultado de acidentes triviais. As fraturas de quadril também podem curar lentamente ou ficar mal curada após a correção cirúrgica por causa da má cicatrização do osso.

Dr. João Santos Caio Jr. 
Endocrinologia – Neuroendocrinologista 
CRM 20611 

Dra. Henriqueta V. Caio 
Endocrinologista – Medicina Interna 
CRM 28930 

Como Saber Mais:
1. A osteoporose é uma condição caracterizada por uma diminuição na densidade mineral óssea, diminuindo sua força e resultando em ossos frágeis...
http://nutricaocontrolada.blogspot.com

2. A fratura pode ser tanto na forma de fissuras (como em uma fratura de quadril) ou colapso (como em uma fratura de compressão das vértebras da coluna vertebral)...
http://metabolismocontrolado.blogspot.com/

3. O sintoma associado com fraturas osteoporóticas normalmente é a dor, a localização da dor depende da localização da fratura...
http://obesidadecontrolada3.blogspot.com

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.


Referências Bibliográficas:

Prof. Dr. João Santos Caio Jr, endocrinologista,neuroendocrinologista, Dra Henriqueta Verlangieri Caio, endocrinologista,medicina interna-Van Der Häägen Brazil – São Paulo –Brasil;Jaime Gahche, MPH.; Epidemiologista da nutrição, do CDC, National Health and Nutrition Examination Survey / Planejamento Branch, National Center for Health Statistics, Bethesda, Md. Tod Cooperman, presidente do MD, ConsumerLab.com, White Plains, NYCentro Nacional para Estatísticas da Saúde: "Os dados do NCHS Breve n º 61," Abril de 2011.Comunicados de imprensa, a National Institutes of Health.Survey, associação americana de aposentados e do Centro Nacional para Medicina Complementar e Alternativa. Autor médica: William C. Shiel Jr., MD, FACP, FACR. Editor do médico: Dennis Lee, MD. Editor do médico: Catherine driver Burt, MD. 


Contato:
Fones: (11)5572-4848/ (11) 2371-3337/ ou 98197-4706 TIM
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12ºandar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagen@gmail.com


Site Clinicas Caio
http://drcaiojr.site.med.br/
http://dracaio.site.med.br/

Site Van Der Haagen Brazil
www.vanderhaagenbrazil.com.br
www.clinicavanderhaagen.com.br

Google Maps:
http://maps.google.com.br/maps/place?cid=5099901339000351730&q=Van+Der+Haagen+Brasil&hl=pt&sll=-23.578256,-46.645653&sspn=0.005074,0.009645&ie=UTF8&ll=-23.575591,-46.650481&spn=0,0&t=h&z=17


Seguir no Google Buzz


5 de novembro de 2011

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: OSTEOPOROSE/DENSITOMETRIA ÓSSEA -

AS FRATURAS OSTEOPORÓTICAS SÃO RESPONSÁVEIS ​​PELA DOR CONSIDERÁVEL, PELA DIMINUIÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA E DIAS DE TRABALHO PERDIDOS.

As fraturas osteoporóticas são responsáveis ​​pela dor considerável, pela diminuição da qualidade de vida, dias de trabalho perdidos, e incapacidade. Até 30% dos pacientes que sofrem uma fratura de quadril vai exigir cuidados de enfermagem por longo prazo em casa. É comum, pacientes idosos desenvolverem pneumonia e coágulos sanguíneos nas veias das pernas que podem se deslocar indo até os pulmões levando à embolia pulmonar, devido ao repouso prolongado no leito após a fratura de quadril. A osteoporose tem sido associada com um risco aumentado de morte. Cerca de 20% das mulheres com uma fratura de quadril morrem no ano seguinte como um resultado indireto da fratura. Além disso, uma vez que uma pessoa tenha experimentado uma fratura da coluna vertebral devido à osteoporose, ele ou ela está em risco muito elevado de sofrer outra fratura deste tipo num futuro próximo (próximos anos). Cerca de 20% das mulheres pós-menopáusicas que sofrem uma fratura vertebral irão sofrer uma nova fratura vertebral no ano seguinte. Nos EUA, 44 milhões de pessoas têm baixa densidade mineral óssea (10 milhões têm osteoporose e 34 milhões têm osteopenia). Isso equivale a 55% da população dos EUA com 50 anos ou mais velhos. Uma em cada duas mulheres caucasianas vai fraturar um osso devido à osteoporose durante sua vida. Nos EUA, o custo direto de saúde devido a fraturas por osteoporose chega a um bilhão de dólares, sem nem mesmo tendo sido considerados os custos indiretos, tais como dias perdidos no trabalho e produtividade.
Aproximadamente 20% das pessoas que sofrem uma fratura de quadril morrem no ano seguinte à fratura. Um terço dos pacientes que sofrem fratura do quadril acaba ficando numa casa de repouso geralmente no prazo de um ano após a fratura. Apenas um terço dos pacientes que sofrem fratura de quadril se recupera da função ao nível pré-fratura. Com o envelhecimento da população mundial, o número de pessoas com fraturas relacionadas à osteoporose aumentará exponencialmente. A dor, sofrimento e impacto global sobre a saúde e custos econômicos serão enormes. A massa óssea (densidade mineral óssea) é determinada pela quantidade de osso presente na estrutura do esqueleto.Geralmente, quanto maior a densidade mineral óssea, os ossos são mais fortes. A densidade mineral do osso é muito influenciada por fatores genéticos, que por sua vez, são por vezes modificados por fatores ambientais e medicamentos.
Por exemplo, os homens têm uma maior densidade mineral óssea do que as mulheres, e afro-americanos têm uma maior densidade mineral óssea do que os caucasianos ou asiático-americanos. Normalmente, a densidade mineral óssea se acumula durante a infância e atinge um pico por volta dos 25 anos de idade. A densidade mineral óssea, então, é mantida por cerca de 10 anos. Após os 35 anos de idade, tanto homens como mulheres, normalmente perdem 0,3% a 0,5% de sua densidade mineral óssea por ano como parte do processo de envelhecimento. O estrogênio é importante na manutenção da densidade mineral óssea em mulheres. Quando os níveis de estrogênio caem após a menopausa, a perda de densidade mineral óssea acelera. Durante os primeiros cinco a 10 anos após a menopausa, as mulheres podem sofrer perda de até 2% a 4% da densidade mineral óssea por ano. Isso pode resultar na perda de até 25% a 30% de sua densidade mineral óssea durante esse período de tempo. A perda óssea acelerada após a menopausa é uma das principais causas da osteoporose em mulheres, conhecido como osteoporose pós-menopausa.

Dr. João Santos Caio Jr. 
Endocrinologia – Neuroendocrinologista 
CRM 20611 

Dra. Henriqueta V. Caio 
Endocrinologista – Medicina Interna 
CRM 28930

Como Saber Mais:
1. Até 30% dos pacientes que sofrem uma fratura de quadril vai exigir cuidados de enfermagem por longo prazo em casa...
http://nutricaocontrolada.blogspot.com

2. Uma em cada duas mulheres caucasianas vai fraturar um osso devido à osteoporose durante sua vida...
http://metabolismocontrolado.blogspot.com/

3. Quando os níveis de estrogênio caem após a menopausa, a perda de densidade mineral óssea acelera. Durante os primeiros cinco a 10 anos após a menopausa, as mulheres podem sofrer perda de até 2% a 4% da densidade mineral óssea por ano...
http://obesidadecontrolada3.blogspot.com

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.


Referências Bibliográficas:

Prof. Dr. João Santos Caio Jr, endocrinologista,neuroendocrinologista, Dra Henriqueta Verlangieri Caio, endocrinologista,medicina interna-Van Der Häägen Brazil – São Paulo –Brasil;Jaime Gahche, MPH.; Epidemiologista da nutrição, do CDC, National Health and Nutrition Examination Survey / Planejamento Branch, National Center for Health Statistics, Bethesda, Md. Tod Cooperman, presidente do MD, ConsumerLab.com, White Plains, NYCentro Nacional para Estatísticas da Saúde: "Os dados do NCHS Breve n º 61," Abril de 2011.Comunicados de imprensa, a National Institutes of Health.Survey, associação americana de aposentados e do Centro Nacional para Medicina Complementar e Alternativa. Autor médica: William C. Shiel Jr., MD, FACP, FACR. Editor do médico: Dennis Lee, MD. Editor do médico: Catherine driver Burt, MD.


Contato:
Fones: (11)5572-4848/ (11) 2371-3337/ ou 98197-4706 TIM
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12ºandar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagen@gmail.com

Site Clinicas Caio
http://drcaiojr.site.med.br/
http://dracaio.site.med.br/

Site Van Der Haagen Brazil
www.vanderhaagenbrazil.com.br
www.clinicavanderhaagen.com.br

Google Maps:
http://maps.google.com.br/maps/place?cid=5099901339000351730&q=Van+Der+Haagen+Brasil&hl=pt&sll=-23.578256,-46.645653&sspn=0.005074,0.009645&ie=UTF8&ll=-23.575591,-46.650481&spn=0,0&t=h&z=17

2 de novembro de 2011

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: OSTEOPENIA PATOLOGIA QUE CONSISTE NA DIMINUIÇÃO DA DENSIDADE MINERAL DOS OSSOS, PRECURSORA DA OSTEOPOROSE.

A perda óssea na doença periodontal é um problema complexo para qual convergem as atenções de crítica, análise e síntese do profissional, pois implica determinação de sua etiologia, sua extensão e, consequentemente, do tipo de tratamento a ser aplicado. Infelizmente não é possível o diagnóstico de através da densitometria óssea convencional na região da cabeça, devido a superposição de ossos que inutiliza as conclusões de espessura e trama óssea através dos ostecitos. Um dos objetivos específicos do tratamento periodontal é paralisar a perda óssea, pois a sua progressão conduz a danos irreparáveis e à perda do dente. A perda óssea na doença periodontal comum não é uma doença ou entidade, mas uma componente que surge em conseqüência da ação de fatores etiológicos locais (irritativos, traumatizantes) e sistêmicos sobre o osso alveolar.
Não representa uma doença óssea especificamente, pois o osso não se encontra infectado, nem é um processo de necrose. A perda óssea é, portanto, de natureza vital, exige células vivas e é marginal. Os fatores que estão relacionados com à perda óssea são: extensão do processo inflamatório, trauma oclusal e condições sistêmicas.No primeiro caso temos a causa comum de perda óssea: é o tipo freqüentemente observado na doença periodontal comum. A extensão da inflamação, através da estimulação por toxinas e pressão dos fluidos inflamatórios, propicia um desequilíbrio osteoblasto-osteoclasto, resultando numa osteopenia, O aumento da reabsorção é uma característica da periodontite. No segundo caso pode ocorrer primariamente por trauma ou associação á inflamação, quando constitui juntos, trauma e inflamação, fatores codestrutivos, o primeiro atuando no periodonto de inserção e o segundo, no periodonto marginal.
No terceiro caso podemos considerar que, teoricamente, a perda óssea metabólica estaria sujeita a aumento da reabsorção hiperparatiroidismo; osteoporose - má formação da matriz orgânica: falta de estrógenos e de andrógenos, diabete mellitus, avitaminose C, hipercorticoidismo, acromegalia; e osteomalacia - mineralização deficiente da matriz orgânica: absorção deficiente de cálcio, insuficiência renal. Se a osteopenia é diagnosticada no primeiro exame, isso não indica que esteja necessariamente ocorrendo perda de osso; pode ser que o pico de massa óssea por alguma razão, inclusive genética, seja abaixo do ótimo. Mas um diagnóstico de osteopenia deve ser visto como uma oportunidade de se procurar proteger a estrutura óssea. O comprometimento das trabéculas ósseas é um grande transtorno para o paciente , e muito maior para o odontologia por exemplo em implantes odontológicos. As pessoas com osteopenia devem procurar prevenir uma perda de massa óssea futura.
Uma alimentação rica em cálcio, ingestão adequada de vitamina D, exercícios, evitar fumo e consumo excessivo de bebidas alcoólicas são fundamentais a saúde do osso. O uso de medicamentos pode ser necessário, dependendo da avaliação do endocrinologista e neuroendocrinologista, além do que devido a difícil retroação da osteopenia, o endocrinologista ou neuroendocrinologista, necessita intervir medicamentosamente para entre diversos fatores interromper a fragilidade trabecular incluindo reposição de terapia hormonal, principalmente em mulheres, pois são mais sucetivel de osteopenia e osteoporose por diminuição do hormônio feminino 17 beta estradiol, que aumenta os receptores de cálcio e pode evitar a progressão na menopausa, HGH – hormônio de crescimento é outro ótimo corretor trabecular, alendronatos, etc.

Dr. João Santos Caio Jr.
Endocrinologia – Neuroendocrinologista
CRM 20611

Dra. Henriqueta V. Caio
Endocrinologista – Medicina Interna
CRM 28930

Como Saber Mais:
1. É importante o controle do uso de suplementos alimentares?
http://nutricaocontrolada.blogspot.com

2.Osteopenia é um fator comprometedor da estrutura ossea, principalmente em odontologia...
http://metabolismocontrolado.blogspot.com/


3. Na mulher a osteopenia é mais brave após o climatério e menopausa se não ocorrer a reposição hormonal TRH...
http://obesidadecontrolada3.blogspot.com

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.


Referências Bibliográficas:

Prof. Dr. João Santos Caio Jr, endocrinologista,neuroendocrinologista, Dra Henriqueta Verlangieri Caio, endocrinologista,medicina interna-Van Der Häägen Brazil – São Paulo –Brasil;Jaime Gahche, MPH.; Epidemiologista da nutrição, do CDC, National Health and Nutrition Examination Survey / Planejamento Branch, National Center for Health Statistics, Bethesda, Md. Tod Cooperman, presidente do MD, ConsumerLab.com, White Plains, NYCentro Nacional para Estatísticas da Saúde: "Os dados do NCHS Breve n º 61," Abril de 2011.Comunicados de imprensa, a National Institutes of Health.Survey, associação americana de aposentados e do Centro Nacional para Medicina Complementar e Alternativa.

Contato:
Fones: (11)5572-4848/ (11) 2371-3337/ ou 98197-4706 TIM
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12ºandar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagen@gmail.com

Site Clinicas Caio
http://drcaiojr.site.med.br/
http://dracaio.site.med.br/

Site Van Der Haagen Brazil
www.vanderhaagenbrazil.com.br
www.clinicavanderhaagen.com.br

Google Maps:
http://maps.google.com.br/maps/place?cid=5099901339000351730&q=Van+Der+Haagen+Brasil&hl=pt&sll=-23.578256,-46.645653&sspn=0.005074,0.009645&ie=UTF8&ll=-23.575591,-46.650481&spn=0,0&t=h&z=17