HIPERTIREOIDISMO SUBCLÍNICO DEVE SER ACOMPANHADO

PESO IDEAL É SAUDÁVEL

24 de agosto de 2011

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: A DENSITOMETRIA ÓSSEA É UM EXAME SIMPLES, IMPORTANTE, NÃO INVASIVO,

MEDE A DENSIDADE MINERAL ÓSSEA QUE É MUITO IMPORTANTE PARA AVALIAÇÃO DE OSTEOPOROSE, RISCO DE FRATURAS E A EVOLUÇÃO DA OSTEOPOROSE ESTANDO EM TRATAMENTO OU NÃO.  

A digitalização de densidade óssea, também chamada de dupla emissão de raios-X (DXA) ou densitometria óssea, é uma forma melhorada de tecnologia dos raios-X que é usada para medir a densidade mineral óssea e, por conseguinte se houve perda óssea. A digitalização por dupla emissão de raios-X (DXA) é hoje o padrão estabelecido para medir a densidade mineral óssea (DMO). Uns raios-X (radiografia) é um exame médico não invasivo que ajuda os médicos a diagnosticar e tratar problemas médicos. Para se obter a imagem com raios-X consiste em expor uma parte do corpo a uma pequena dose de radiação ionizante para produzir imagens do interior do corpo. Os Raios-X são a forma mais antiga e mais utilizada de imagens médicas.
O exame por dupla emissão de raios-X (DXA) é mais frequentemente realizado na coluna lombar e parte proximal do fêmur. Em crianças e alguns adultos, todo o corpo às vezes é digitalizado. Equipamentos periféricos que utilizam raios-x ou ultra-som são algumas vezes utilizados ​​para a baixa massa óssea. Em algumas comunidades, uma tomografia computadorizada com um software especial pode também ser utilizada para diagnosticar ou monitorar a baixa massa óssea. Isso é preciso, mas menos usado ​​que a digitalização por dupla emissão de raios-X (DXA).
A digitalização por dupla emissão de raios-X (DXA) é o método mais frequentemente utilizado para diagnosticar a osteoporose, uma condição que freqüentemente afeta as mulheres após a menopausa, mas também pode ser encontrada em homens. A osteoporose envolve uma perda gradual de cálcio, assim como mudanças estruturais, fazendo com que os ossos fiquem mais fino, mais frágil, mais poroso e mais propenso a quebrar. A digitalização por dupla emissão de raios-X (DXA) é também eficaz no acompanhamento dos efeitos do tratamento para a osteoporose e outras condições que causam perda óssea. O exame através da digitalização por dupla emissão de raios-X (DXA) também pode avaliar o risco individual para o desenvolvimento de fraturas. O risco de fratura é afetado pela idade, peso corporal, sexo, antecedentes familiares de fratura prévia, de fraturas osteoporóticas e questões de estilo de vida tais como tabagismo e consumo excessivo de álcool. Esses fatores são levados em consideração antes de se tomar a decisão se um paciente precisa de terapia.
Exame de densitometria óssea é fortemente recomendada principalmente para quem se enquadra nas seguintes questões: Mulher na pós-menopausa e não faz terapia de reposição hormonal com estrogênio. História pessoal ou antecedentes familiares de fratura de quadril ou é tabagista. Mulher na pós-menopausa que é alta, magra e branca. Homem com condições clínicas associadas à perda óssea. Uso de medicamentos que são conhecidos por causar perda óssea, como os corticosteróides como a prednisona, vários anti-epilépticos, alguns barbitúricos, ou altas doses de drogas de substituição de hormônios tireoidianos. Diabetes mellitus tipo 1, doença hepática, doença renal ou história familiar de osteoporose. Hipertireoidismo. Tem uma condição da paratireoide, como o hiperparatireoidismo. Tenham sofrido uma fratura após trauma leve. Evidências radiológicas de fratura vertebral ou outros sinais de osteoporose. A avaliação da coluna vertebral lateral é utilizada em pacientes mais idosos para verificação de fraturas vertebrais e também para os que eles perderam mais de uma polegada de altura, têm dor nas costas sem explicação, se uma digitalização por dupla emissão de raios-X (DXA) der leituras borderline ou limítrofes.

Dr. João Santos Caio Jr.
Endocrinologia – Neuroendocrinologista
CRM 20611

Dra. Henriqueta V. Caio
Endocrinologista – Medicina Interna
CRM 28930

Como Saber Mais:
1. A digitalização de densidade óssea, também chamada de dupla emissão de raios-X (DXA) ou densitometria óssea, é uma forma melhorada de tecnologia dos raios-X que é usada para medir a densidade mineral óssea e, por conseguinte se houve perda óssea...
http://longevidadefutura.blogspot.com/


2. A digitalização por dupla emissão de raios-X (DXA) é o método mais frequentemente utilizado para diagnosticar a osteoporose, uma condição que freqüentemente afeta as mulheres após a menopausa, mas também pode ser encontrada em homens...
http://osteoporose2.blogspot.com/

3. O risco de fratura é afetado pela idade, peso corporal, sexo, antecedentes familiares de fratura prévia, de fraturas osteoporóticas e questões de estilo de vida tais como tabagismo e consumo excessivo de álcool...
http://osteoporosecontrolada.blogspot.com/

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.


Referências Bibliográficas:

Dr João Santos Caio Jr, Diretor Cientifico – Dra Henriqueta V. Caio, Diretora Clinica – Van der Häägen Brazil, São Paulo, Brasil., Barclay L.; Healthy Diet May Promote Bone Health in Aging Women. American Journal Clinical Nutrition, 2011.Pinheiro, M. M.; Ciconelli, R. M.; Jacques, N.; Genaro, P. S.; Martini, L. M.; Ferraz, M. B. O impacto da osteoporose no Brasil: dados regionais das fraturas em homens e mulheres adultos -The Brazilian Osteoporosis Study (BRAZOS). Revista Brasileira de Reumatologia 2010;50(2):113-27.

Contato:
Fones: (11)5572-4848/ (11) 2371-3337/ ou 98197-4706 TIM
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12ºandar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagen@gmail.com

Site Clinicas Caio
http://drcaiojr.site.med.br/
http://dracaio.site.med.br/

Site Van Der Haagen Brazil
www.vanderhaagenbrazil.com.br
www.clinicavanderhaagen.com.br

Google Maps:
http://maps.google.com.br/maps/place?cid=5099901339000351730&q=Van+Der+Haagen+Brasil&hl=pt&sll=-23.578256,-46.645653&sspn=0.005074,0.009645&ie=UTF8&ll=-23.575591,-46.650481&spn=0,0&t=h&z=17

Seguir no Google Buzz